Páscoa é uma data de festividade judaico-cristã, e um momento de reflexão e celebração em família. Também é uma época muito esperada pelas crianças, e outros nem tanto, onde há farta distribuição de ovos de chocolate trazidos pelo coelho, tradição pagã que acabou sendo incorporada a comemoração religiosa.
Como sabemos, tudo que é em excesso traz o seu ônus, e será que há motivo para preocupação em relação ao excesso de consumo de chocolates? E quais seriam os benefícios para a saude, em especial os olhos, do seu consumo?
CHOCOLATE
O chocolate provém da amêndoa do cacau, que é originária das Américas, e era utilizada pelos Maias e Astecas em rituais sagrados e como bebida da nobreza. O conquistador espanhol Hernán Cortés percebeu as propriedades do chocolate, e chegou a impor o seu consumo, pois a bebida permitia que seus homens caminhassem por um dia inteiro sem a necessidade de outros alimentos.
Ao chegar a Europa o chocolate se espalhou, e a ele foi acrescentado açúcar e leite, o que o tornou mais palatável, sendo utilizado incialmente como remédio e fortificante. Os portugueses trouxeram o cacau para nossas terras, e assim nos tornamos um dos maiores produtores mundiais.
BENEFÍCIOS PARA A VISÃO
Mas além da evidente desculpa para se fartar com os ovos de chocolate, quais são os benefícios do chocolate para a nossa visão?
O chocolate proporciona uma saudável fonte de ferro, cobre, magnésio, manganês e selênio, importantes minerais para nossa saúde, mas também é uma excelente fonte de antioxidantes e flavonóides, que são importantes para a saúde da visão, como se segue:
Nervo Óptico
Como citado acima, o cobre é conhecido como um preventivo de lesões no nervo óptico. Nós precisamos de apenas uma pequena quantidade deste mineral, e uma porção de chocolate nos fornece praticamente metade de nossas necessidades diárias.
Degeneração macular
A degeneração da mácula geralmente afeta os idosos, e é causado por uma deterioração da retina, e pode comprometer seriamente a visão. A vitamina A e os flavonóides presentes no chocolate ajudam a preservar esta função, e consequentemente a visão.
Glaucoma
É uma doença neurológica que afeta os olhos e pode levar a perda de visão. Os flavonóides presentes no chocolate auxiliam no stress oxidativo provocado pela doença, protegendo as fibras nervosas de serem lesadas mais rapidamente.
Visão
Estudos mostraram que o chocolate melhora a performance da visão. Acredita-se que isso se deve ao aumento do fluxo sanguíneo na retina e no cérebro. Isto provoca uma melhora na detecção de imagens em movimento e na capacidade de enxergar letras em baixo contraste.
CHOCOLATE ESCURO
Mas como todo alimento, o consumo do chocolate não pode ser excessivo. A melhor forma de consumir o chocolate e obter esses benefícios é consumir aqueles que possuem de 70 a 80% de cacau, ou seja, o conhecido como “dark”ou escuro, que possui em maior quantidade os componentes que fazem bem para nosso organismo.
EXCESSO
Nos chocolates tradicionais, a adição de açúcar, leite e gordura, para torná-los mais saborosos, também os tornam mais calóricos, o que aumenta o risco de obesidade, alem de um risco para pessoas que precisam controlar o açúcar e o colesterol, como diabéticos e cardiopatas.
Como é um estimulante, o excesso pode interferir no sono, e também causar o aumento da estimulação dos músculos, causando aqueles tremores desconfortáveis nas pálpebras.
Assim, a melhor forma de aproveitar todos os benefícios do chocolate é consumi-lo com parcimônia, e aproveitar do seu sabor e da fartura da Páscoa com sabedoria.