Tratamento de Catarata

Buscando por tratamento de Catarata em São José do Rio Preto? Tenha mais informações sobre o tema e tire suas dúvidas.

A catarata é definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. As alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira.

Inúmeros fatores de risco podem provocar ou acelerar o aparecimento de catarata, incluindo medicamentos (esteroides), substâncias tóxicas (nicotina), doenças metabólicas (diabetes mellitus, galactosemia, hipocalcemia, hipertiroidismo, doenças renais), trauma, radiações (UV, Raio X e outras), doença ocular (alta miopia, uveíte, pseudoexfoliação), cirurgia intraocular prévia (fístula antiglaucomatosa, vitrectomia posterior), infecção durante a gravidez (toxoplasmose, rubéola) e fatores nutricionais (desnutrição).¹

• TIPOS DE CATARATA

• Congênita: presente ao nascimento

 • Secundária: aparece secundariamente, devido a fatores variados, tanto oculares (uveítes, tumores malignos intraoculares, glaucoma, descolamento de retina) como sistêmicos. No último caso, pode estar associada a traumatismos, moléstias endócrinas (diabetes mellitus, hipoparatireoidismo), causas tóxicas (corticoides tópicos e sistêmicos, cobre e ferro mióticos), exposição a radiações actínicas (infravermelho, raios X), traumatismos elétricos, entre outras².

• Senil: opacidade do cristalino em consequência de alterações bioquímicas relacionadas à idade. Aproximadamente 85% das cataratas são classificadas como senis, com maior incidência na população acima de 50 anos³. Nesses casos, não é considerada uma doença, mas um processo normal de envelhecimento.

• TRATAMENTO DA CATARATA

O tratamento clínico, como prescrição de óculos, tem efeito transitório. A correção cirúrgica é a única opção para recuperação da capacidade visual do portador de catarata senil².

Com a cirurgia tradicional de catarata, chamada de facoemulsificação, o cirurgião cria uma pequena incisão no lado da córnea manualmente com uma lâmina de bisturi.

A facoemulsificação permite a retirada do cristalino através de uma incisão em torno de 3 mm, o que significa um trauma menor ao olho, uma recuperação mais rápida do paciente e uma visão melhor. Uma das principais vantagens desta técnica é que esta incisão não necessita de sutura, o que reduziu o aparecimento de astigmatismo nos olhos operados.

Com a cirurgia de catarata assistida por laser, um dispositivo de imagem de câmera / ultra-som é colocado ao longo do olho para mapear sua superfície e coletar informações sobre o cristalino. O dispositivo envia informações detalhadas para um computador que programa o laser para a localização exata, tamanho e profundidade das incisões. O cirurgião usa o laser para fazer a incisão da córnea e a abertura na cápsula da lente.

A energia do laser também pode ser usada para suavizar a catarata. Em seguida, a sonda de ultra-som utilizada na cirurgia de catarata tradicional é usada para quebrar a lente em pedaços e aspirá-los para fora do olho.

• LENTES INTRAOCULARES PARA TRATAMENTO DA CATARATA

O implante de lentes especiais, conhecidas como lentes Premium podem tratar inúmeros problemas visuais, como a miopia, hipermetropia e o astigmatismo, e as lentes difrativas e refrativas permitem a visão tanto longe como perto, permitindo maior independência dos óculos após a cirurgia.

• TIPOS DE LENTES

O tipo de lente mais comum usado com a cirurgia de catarata é chamado de LIO monofocal. Tem uma única distância de foco. É calculada para focalizar para uma visão próxima, média ou a distância. A maioria das pessoas escolhem ter uma visão à distância com perfeição. Então necessitam de óculos  para ler ou trabalhar no computador.

As Lentes Trifocais são capazes de oferecer visão de perto, intermediária e para longe, podendo dispensar totalmente o uso de óculos. A cirurgia pode ser feita em pacientes com Catarata, ou para aqueles que desejam ficar sem óculos e já sofrem as dificuldades para enxergar para perto.

Lentes Trifocais

Em uma micro cirurgia ocular que dura em torno de 10 minutos, a catarata ou o conteúdo do cristalino é removido e uma lente especial trifocal personalizada para as suas necessidades visuais é implantada através de uma microincisão. Com isso a visão é restaurada para longe, visão intermediária (necessária para ver a tela do computador), e para perto, sem a necessidade de óculos.

Lentes Trifocais

Para pessoas com astigmatismo, há uma LIO chamada Tórica. O astigmatismo é um erro refractivo causado por uma curva desigual na córnea ou cristalino. A lente intraocular tórica é projetada para corrigir esse erro refrativo e proporcionar ao paciente uma visão clara.

• PERGUNTAS FREQUENTES

Apenas alguns pacientes podem fazer cirurgia de catarata assistida por laser. Especificamente, caso você tenha sido diagnosticado com astigmatismo durante sua consulta de catarata e gostaria de ter esse erro refractivo corrigido durante a cirurgia de catarata, o laser é usado para criar incisões específicas na córnea para remodelá-lo, tratando o astigmatismo.

Você também pode optar por ter uma lente premium implantada, como uma LIO Tórica para correção de astigmatismo ou uma LIO multifocal. A tecnologia de remoção de catarata a laser permite ver e mapear a cápsula do cristalino melhor e colocar a abertura na cápsula de forma mais precisa, permitindo uma melhor centralização da LIO.

O período de recuperação para cirurgia de catarata assistida por laser e cirurgia de catarata tradicional é o mesmo. Algumas pessoas podem ver claramente quase que imediatamente, enquanto outras podem ter sua visão recuperada dentro de uma semana ou duas. Lembre-se que leva cerca de 3 meses para se recuperar completamente da cirurgia de catarata.

O uso de um laser para fazer cirurgia de catarata permite que o cirurgião faça incisões muito precisas em menos tempo. Pode melhorar a precisão e consistência nas etapas cirúrgicas. E em alguns casos, a cirurgia de catarata assistida por laser pode fornecer um maior grau de correção para um erro de refração, como o astigmatismo, do que a cirurgia de catarata tradicional.

No entanto, é importante estar ciente de que os estudos não demonstraram que a cirurgia de catarata assistida por laser resulta em menos complicações ou melhores resultados visuais do que a cirurgia tradicional de catarata. Com qualquer tipo de cirurgia de catarata, seu resultado depende em grande parte da habilidade e experiência do seu cirurgião.

Para algumas pessoas, simplesmente substituir uma lente turva por um implante transparente e usar óculos para algumas atividades é perfeito. Para outros, alcançar a melhor visão possível sem óculos após a cirurgia de catarata é o objetivo. Suas necessidades e expectativas de visão podem ajudá-lo e seu oftalmologista decidir a melhor opção cirúrgica para você.

Fonte: American Academy of Ophthalmology

Fonte: CBO

Referências:
1 – CBO. Catarata: Diagnóstico e tratamento. Projeto Diretrizes. Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, 2003. Clique aqui para conhecer o projeto.
2 – Souza NV. Opacificações dos meios oculares. In: Rodrigues MLV, org. Oftalmologia para alunos de graduação em medicina. Legis Summa, Ribeirão Preto, 1992. p. 61-66.
3 – Organización Mundial de la Salud. Catarata. In: OMS. Estratégias para la prevención de la ceguera em los programas nacionales. 2ª ed. OMS, Genebra, 1997,p.71-77.

 

Tratamentos Cirúrgicos

Saiba mais sobre as nossas soluções e tratamentos oftalmológicos.

Clínica Olyntho | Cirurgia Refrativa

Cirurgia Refrativa

Clínica Olyntho | Catarata

Cirurgia de Catarata

Clínica Olyntho | Glaucoma

Cirurgia de Glaucoma

Onde Estamos

Olyntho Oftalmo.Center

Avenida Anísio Haddad, 8001 - Torre Zurich Sala 307
Georgina Business Park - São José do Rio Preto – SP
CEP 15091-751

Fale Conosco

Dúvidas? Fale com a gente sobre agendamento de consultas, exames, tratamentos ou convênios. 

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta, das 8h às 18h

© Clínica Olyntho

× Fale Conosco