Exames Oftalmológicos

Conheça os exames oftalmológicos que temos disponíveis. Para seu conforto, os exames estão disponíveis para realização no mesmo momento e local de sua consulta. 

A Clínica Olyntho oferece para seus pacientes o mais avançado sistema de biometria ocular disponível. É o IOLMASTER 700, primeiro equipamento a utilizar a tomografia óptica OCT Swept Source para biometria óptica, que é a medida das dimensões do olho para cálculo de lentes intraoculares para o implante dentro do olho. É considerado o estado da arte em medições oculares, em virtude da sua alta precisão, para cirurgias de catarata.

OCT
O novo IOLMaster 700 permite identificar geometrias irregulares do olho ou fixação insuficiente já durante o diagnóstico. Além da biometria óptica, também oferece imagens de OCT em toda a extensão do olho. O IOL Master 700 permite que os cirurgiões de catarata visualizem a seção longitudinal completa do olho, da córnea até a retina. Geometrias oculares irregulares, por exemplo, inclinação do eixo da lente, são, portanto, mais fáceis de identificar. Espera-se que isso facilite a redução de surpresas refracionais.

Mácula
A imagem da fóvea na macula também permite que verifique a fixação correta do paciente ao realizar o exame. Em comparação com procedimentos anteriores, a medida baseada em imagem com o IOLMaster 700 traz segurança médica e ao paciente, já que o resultado refracional esperado pode ser mais confiável, alem de facilitar o diagnóstico de doenças da mácula que podem comprometer o resultado final da visão.

Lentes especiais
As lentes especiais premium para cirurgia de catarata precisam de alta precisão no seu posicionamento dentro do olho, necessitando de marcação da sua posição antes da cirurgia. A opção de Imagem de Referência elimina a necessidade de marcação manual pré-operatória e intraoperatória do eixo de astigmatismo no olho do paciente antes do implante de uma LIO tórica, bem como a necessidade de transferência manual de dados. Ambos são necessários para o correto alinhamento das lentes tóricas.

Banco de dados
O IOLMaster 700 é totalmente compatível com versões anteriores e fornece acesso ao maior banco de dados de cirurgias de catarata, o do Grupo de Usuários de Biometria de Interferência a Laser (ULIB). Este banco de dados contém as constantes de lente de mais de 270 modelos de LIO e é baseado em mais de 50.000 operações de catarata. A “ceratometria telecêntrica” exclusiva permite uma medição particularmente robusta e reprodutível da superfície da córnea.

99% de taxa de penetração de catarata
Graças à sua exclusiva Biometria de Origem SWEPT, a penetração de catarata da ZEISS IOLMaster 700 supera a da biometria óptica A-scan. Um estudo clínico comparativo com mais de 1200 olhos mostrou que o IOLMaster 700 alcança uma taxa de penetração de catarata de mais de 99%, diminuindo o risco de surpresas refracionais causadas por medições ultrassônicas imprecisas.

O Pentacam se tornou uma ferramenta tremendamente valiosa na avaliação de pacientes para a correção da visão a laser e nas cirurgias da catarata com o implante de lentes premium para correção visual. O Pentacam é um scanner ocular abrangente que fornece dados críticos para o planejamento do tratamento. Este equipamento está disponível para os pacientes da Olyntho oftalmo.center e realiza os exames de topografia computadorizada, topografia e tomografia de segmento anterior e a ceratoscopia computadorizada.

O Pentacam escanea o segmento anterior do olho por meio de uma medição rotativa da câmera utilizando a técnica Scheimpflug. Este processo rotativo fornece imagens em três dimensões. O centro da córnea é medido com muita precisão devido a este processo de escaneamento rotacional.

O processo de medição dura menos de dois segundos e os movimentos oculares são capturados e corrigidos simultaneamente. Medindo 25.000 pontos de elevação da córnea, representação precisa, repetibilidade e análise são garantidas.

O Pentacam fornece análise de câmara tridimensional do segmento anterior completo do olho, topografia corneana da parte anterior e posterior da córnea, medições de espessura em todo o diâmetro da córnea.

Ele também pode fornecer uma análise da catarata e detectar com clareza as desordens da córnea, como o ceratocone, em que a correção da visão a laser às vezes não é apropriada.

O Pentacam é o primeiro instrumento que fornece uma medida verdadeiramente precisa das superfícies frontais e posteriores da córnea.

A Campimetria Computadorizada, ou simplesmente Campo visual, é um teste que ajuda o médico oftalmologista a detectar e monitorar o Glaucoma. Usualmente é necessário a sua realização anualmente, mas dependendo da necessidade, pode ser necessário a realização do mesmo a cada 3 meses.

O Campo visual permite a avaliação de como está a sua percepção do mundo, através da medição da extensão e da sensibilidade do que você está enxergando.

O Glaucoma é conhecido como o “ladrão silencioso da visão”, pois a sua progressão não causa dor, e sua manifestação inicial encontra-se na sua maioria na periferia, preservando a visão central.

As mudanças na Campimetria não são notadas até que o dano seja severo o suficiente. Outras doenças como Catarata, derrame ou acidente vascular cerebral (AVC), degeneração macular, diabetes, entre outras, também podem influenciar os resultados do campo visual. O oftalmologista deve ter conhecimento destas doenças para interpretar corretamente o exame.

 

TIPOS DE TESTE DE CAMPO VISUAL – CAMPIMETRIA

Há diversos tipos diferentes de Campimetria. O gold standard é o do tipo Humphrey, fabricado pela Zeiss Meditec, hoje considerado o mais preciso e efetivo no diagnóstico e acompanhamento do Glaucoma. O exame é feito ao se fixar o olhar em um ponto enquanto luzes piscam em diversos pontos do campo visual para o testar. A Olyntho oftalmo.center conta com o mais avançado equipamento produzido pela Zeiss, o HFA 3, que permite exames mais rápidos e precisos.

É importante manter a concentração no ponto de fixação ao fazer o exame, pois se mover os olhos durante o teste, haverá uma redução da fidelidade do exame, e consequentemente seu oftalmologista não terá um resultado preciso para acompanhar sua doença ao longo do tempo.As áreas que aparecem em cinza ou preto no exame refletem áreas do seu campo visual em que houve dificuldade na detecção dos estímulos, ou nas quais eles não foram identificados. Se o seu glaucoma estiver fora de controle, as áreas se tornarão cada vez mais escuras.

O outro tipo de teste de campo visual é o de Goldmann, que é feito manualmente e utiliza uma mira móvel que é controlado pelo técnico.

 

MONITORANDO A PROGRESSÃO

O Oftalmologista escolherá o melhor método para monitor, acompanhar sua doença e adequar o tratamento apropriadamente. Se o seu campo visual piorar, pode ser que a pressão dos seus olhos está alta, e a adequação do tratamento pode ser necessário para reduzi-la.

forum analisando progresso do glaucoma

Na Olyntho oftalmo.center, além de contarmos com as estratégias de exames mais sofisticadas, ainda utilizamos o sistema FORUM da Zeiss, que permite analisar seus exames atuais e passados, e com isso avaliar se sua doença está estabilizada ou em progressão, e com isso é possível prevenir e tratar antes que o Glaucoma provoque uma perda mais importante da visão.

É importante seguir as recomendações feitas pelo seu oftalmologista para acompanhar e obter o tratamento adequado para seu Glaucoma.

Retinografia é o exame onde uma imagem é feita do fundo dos olhos, permitindo a avaliação de alterações no fundo e na retina caso elas ocorram. É um exame imprescindível para a avaliação de doenças da retina como a Degeneração Macular relacionada a idade, ou para acompanhamento do Glaucoma.

O exame é realizado por um Retinógrafo Digital de alta precisão, que permite a aquisição das imagens em alta resolução e a armazenagem em um banco de dados para o acompanhamento. A Olyntho oftalmo.center dispõem de um Retinógrafo Topcon Digital não midriático, ou seja, as imagens do fundo do olho podem ser adquiridas sem a necessidade de uso de colírios para a dilatação da pupila, o que proporciona que o exame possa ser feito durante a sua consulta, e possa retornar para suas atividades habituais sem o desconforto provocado pela utilização de colírios.

Em virtude do exame ser digital e utilizando uma câmera de alta resolução, as fotos são feitas em poucos segundos, e podem ser realizadas:

  • apenas do fundo dos olhos
  • em mosaico, abrangendo uma área bem maior da retina,
  • criação de imagens em 3D para a avaliação do nervo óptico para o acompanhamento do glaucoma, ou com a
  • utilização de filtros especiais para a identificação de lesões nas fibras nervosas.

OCT significa Tomografia por Coerência Ótica e é uma tecnologia que nos permite avaliar as camadas individuais da retina e outras partes do seu olho.

A tomografia computadorizada por OCT é semelhante a uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada para os olhos e nos permite visualizar os olhos e as camadas ocultas da retina em 3D, permitindo-nos ver coisas em seus olhos que não puderam ser vistas antes no exame tradicional.

O exame OCT é simples, indolor e leva apenas alguns segundos e normalmente não envolve contato com seus olhos, não há sopros repentinos de ar ou flashes de luz. Áreas da retina que necessitam de investigação podem ser alinhadas e reavaliadas para que as mudanças da varredura original possam ser analisadas e medidas.

Sua retina pode ser danificada por muitas doenças, como glaucoma, diabetes e degeneração macular. Danos à sua retina podem causar perda grave da visão, deficiência visual e até cegueira.

O OCT nos permite detectar quaisquer problemas que seus olhos possam ter em um estágio muito mais precoce, geralmente permitindo melhores opções de tratamento e um resultado visual mais eficaz.

Nós da Olyntho oftalmo.center investimos fortemente na mais avançada tecnologia de imagem para oferecer a sua visão a melhor proteção agora e no futuro.

Realizamos o exame de OCT em nossa clínica para a avaliação da macula, para pacientes com glaucoma e também para outros oftalmologistas. Entre em contato para agendar sue exame ou receber mais informações

Na Olyntho oftalmo.center contamos com um dos mais avançados microscópio especular para diagnosticar doenças da córnea em seus estágios iniciais. A microscopia especular é uma técnica fotográfica não invasiva que permite a análise e visualização do endotélio da córnea, camada interna que é responsável por manter a córnea saudável e transparente para que possamos enxergar.
 
O microscópio especular verifica sinais de degradação das células da córnea que levam a condições oculares como glaucoma , uveíte e distrofia endotelial de Fuchs, que podem produzir alterações na estrutura e função do endotélio da córnea que resultam em edema corneano(inchaço da córnea) e deficiência visual.

 
Além disso, as lentes de contato também podem provocar danos ao endotélio pelo uso excessivo, especialmente em relação as lentes descartáveis que são usadas por longos períodos de tempo, bem como cirurgias intraoculares podem comprometer o endotélio e causar edema corneano, como cirurgias de catarata e glaucoma.

 
 

Uma análise precisa do endotélio da córnea pode ser a chave para detectar e diagnosticar não apenas a causa do edema da córnea, mas também para desenvolver um plano de tratamento. Todo o exame é realizado em poucos minutos, e sem contato com os olhos, o que permite total conforto em sua realização.

Usando microscopia especular, a córnea é verificada em busca de sinais de dano às células e diagnosticada antes que ocorram quaisquer sintomas da doença ou degradação visual, permitindo que um tratamento seja prescrito para auxiliar na prevenção de alterações que comprometam a visão, principalmente para usuários de lentes de contato, e pacientes que irão realizar cirurgia ocular, ou que já forma submetidos a cirurgias de catarata e glaucoma.

Tratamentos Cirúrgicos

Saiba mais sobre as nossas soluções e tratamentos oftalmológicos.

Clínica Olyntho | Cirurgia Refrativa

Cirurgia Refrativa

Clínica Olyntho | Catarata

Cirurgia de Catarata

Clínica Olyntho | Glaucoma

Cirurgia de Glaucoma

Onde Estamos

Olyntho Oftalmo.Center

Avenida Anísio Haddad, 8001 - Torre Zurich Sala 307
Georgina Business Park - São José do Rio Preto – SP
CEP 15091-751

Fale Conosco

Dúvidas? Fale com a gente sobre agendamento de consultas, exames, tratamentos ou convênios. 

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta, das 8h às 18h

© Clínica Olyntho

× Fale Conosco